A-importância-da-nossa-revisão-periódica-da-frota-Banner-Transa_transporte.2

A importância da nossa revisão periódica da frota

O transporte de passageiros é um serviço que exige muita dedicação. Afinal, ele está disponível 7 dias da semana e em uma escala de quase 24 horas de operação, contando desde o primeiro horário até os horários noturnos . Para manter esse funcionamento em sintonia é necessária muita organização, seja nas escalas de trabalho, operação e, principalmente, na manutenção dos ônibus, pois sem eles jamais seria possível atender os passageiros. Por falar nisso, você sabia que a Transa Transporte possui um esquema especial de manutenção dos seus veículos? Pois é, nesta matéria você vai conhecer um pouco sobre a revisão periódica da frota.

Quando a revisão preventiva foi implementada?

O modelo atual da manutenção preventiva foi introduzido no ano de 1988 por Sérgio Lardosa Cocchi, gerente de manutenção da empresa. Ele estabeleceu o período fixo de revisões a partir do acompanhamento contínuo dos veículos. Para isso, ele montou um arquivo com informações detalhadas sobre o estado de peças, componentes e acessórios de cada veículo.

“Aqui não fazemos apenas manutenção corretiva, fazemos também a preventiva. Devido a nossa experiência a gente revisa os componentes de acordo com as quilometragens que nós já chegamos à conclusão que elas durem, com base no tipo de serviço que executamos, então, a gente calcula esse período e faz uma média, aí fazemos uma revisão das peças e trocamos as que forem necessárias”, explica Sérgio Lardosa Cocchi.

Como ela é feita?

No processo de manutenção preventiva, os veículos passam por uma revisão a cada 7.500 km rodados. Todas as peças e componentes são revistos, substituídos ou recalibrados. Neste momento, o ônibus fica fora de circulação e um outro carro reserva faz a linha, dessa forma, os horários são cumpridos normalmente.

Cada revisão realizada é devidamente registrada em um relatório, onde são discriminados tudo que foi feito no veículo. Cada ônibus da frota tem uma pasta com seu histórico de manutenção.

As principais vantagens da manutenção preventiva

1 – Redução nas falhas mecânicas

Com a manutenção preventiva é possível reduzir consideravelmente as falhas dos veículos. O ônibus ao passar pela inspeção interna só é liberado até que todos os componentes que estão em uso sejam substituídos ou recalibrados antes do fim da sua vida útil.

2 – Redução da emissão de poluentes

Ao fazer a revisão dos carros e dos componentes é possível detectar problemas que ocasionem maior queima de combustível, o que gera mais fumaça preta. Dessa forma, as substituições de peças e componentes permite que a emissão de poluentes continue dentro dos padrões permitidos.

3 – Maior conservação da frota

A revisão preventiva evita que a frota sofra maior desgaste pelo tempo de uso. Isso é fundamental para que seja possível operar com mais segurança, conforto e qualidade.

Viu só como esse zelo com a frota é importante para que o transporte de passageiros seja executado com qualidade?

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *