Busólogos visitam a sede da Transa Transporte
Ontem, dia 21, a Transa Transporte abriu as suas portas para receber um grupo muito especial de visitantes: os busólogos. Uma turma pra lá de apaixonada por ônibus veio conhecer as instalações da empresa. Vindos de várias cidades dos arredores do Rio de Janeiro, eles conheceram a Transa Transporte através de publicações de fotos dos veículos da empresa em sites especializados em coletivos.
Os busólogos e a busologia
Os busólogos dedicam seu tempo a buscar informações sobre todo o universo que envolve os ônibus. O campo de estudo dos busólogos é a busologia, que se difundiu em diversas partes do mundo. Aqui no Brasil acredita-se que ela tenha começado por volta da década de 1970. De lá pra cá as coisas mudaram bastante e com a ajuda da tecnologia ficou ainda mais fácil conectar os apaixonados por ônibus de várias partes do país e do mundo.
Ponto de encontro
O grupo de visitantes, composto por 11 participantes, se concentra em grupos do Facebook, como Busologia do RJ, Busologia da Baixada, Grupo do Ônibus, UDO – Busologia . É lá que ocorrem as interações e trocas de informações.
Visita à Transa Transporte
O tour pela sede da Transa Transporte partiu da iniciativa de Cláudio Luiz Grecca Garcia, do Rio de Janeiro, que entrou em contato com a empresa há duas semanas. Ele conta que já havia visto várias publicações dos modelos que a empresa utiliza no site Ônibus Brasil e ficou interessado em conhecer mais de perto os veículos.
“Acessando o site, verifiquei que a Transa Transporte tem alguns modelos que quase ninguém tem mais, modelos clássicos que a gente gosta muito e adoraria conhecer. Quando vi que a empresa ficava em Três Rios, interior do Estado, eu pensei: pô vamos fazer uma visita lá “, relembra.
Com a resposta positiva da empresa para um tour, o interesse em vir conhecer a Transa Transporte foi grande, segundo Cláudio. No entanto, por ser em um dia útil, nem todos puderam comparecer.
Um hobby para todos e todas
Se engana quem pensa que a busologia é um hobby exclusivamente masculino. Milena Teixeira, mora em Nilópolis e é uma das representantes femininas que marcam presença nos grupos de busólogos. Ela, que é noiva de Cláudio, revela que passou a se interessar mais por ônibus e caminhões por incentivo do futuro marido.
“Foi o Cláudio que me levou para esse mundo dos busólogos. Ele desde criança já gostava de tudo que envolvia o transporte: ônibus, avião, caminhão…e aos poucos eu comecei a me interessar através dele”, conta.
Milena também comenta que apesar da presença de mulheres nos grupos de busologia ainda ser tímida, ela garante que sempre se sentiu muito bem-vinda nos grupos e também convida as mulheres a aumentarem sua participação neste hobby.
“Ainda não temos muitas mulheres nos grupos, mas eu torço para que mais mulheres se interessem e participem, inclusive, recomendo para que mais meninas venham fazer parte, é um hobby bem legal”, destaca.
Impressões
Sobre a visita, as impressões foram as mais positivas. “Achei a empresa bem organizada, com carros com uma idade boa e bem cuidados. Isso que a gente gostaria de ver lá no Rio de Janeiro, mas lá não é possível”, avalia Cláudio.
“Eu me interessei em participar desta visita para conhecer uma empresa nova e uma cidade que nunca visitei. Achei a empresa maravilhosa, não tenho do que reclamar”, finaliza.
Confira na galeria abaixo como foi a visita:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!