Comportamentos inseguros dentro dos ônibus; saiba como evitá-los
Segurança envolve muito mais do que dispositivos, normas e infraestrutura. Para realmente estar seguro, é muito importante que as pessoas se portem de maneira que não coloquem sua vida em risco. Dentro dos ônibus é a mesma coisa. Existem vários dispositivos de segurança e normas, mas ainda assim, é preciso colaboração de todos os clientes para que o ambiente interno dos carros seja realmente seguro. Abaixo, elencamos 5 comportamentos inseguros dentro dos ônibus e algumas dicas de como evitá-los.
Top 5 das atitudes inseguras
1 – Permanecer nos degraus do ônibus
Há uma recomendação impressa, fixada no interior dos veículos, informando sobre a proibição da permanência nos degraus dos ônibus. Esse alerta tem a intenção de prevenir os passageiros de do risco de sofre uma queda – com o movimento do ônibus, o passageiro pode se se desequilibrar e cair.
Outro risco ao ficar nos degraus é ser prensado pela porta – esse é um risco que correm os passageiros que estacionam nos degraus e ficam desatentos ao abrir e fechar das portas. A desatenção a esse detalhe pode acarretar em partes do corpo prensadas pela porta.
2 – Descer ou subir as escadas correndo
É sempre recomendável subir e descer as escadas devagar e segurando nos corrimões. Assim, reduzem-se os riscos de quedas e ferimentos, principalmente, em dias chuvosos.
O que não fazer dentro dos ônibus
3 – Partes do corpo para fora da janela
Colocar partes do corpo para fora do veículo é muito perigoso. Há alguns casos de acidentes fatais de pessoas que perderam membros ou até mesmo a vida por uma atitude inconsequente como esta. Por tanto, limite-se ao espaço interno dos ônibus.
4 – Crianças pequenas sentadas sozinhas no banco
Quando embarcar no ônibus com uma criança pequena, evite colocá-la sentada sozinha no banco, pois crianças pequenas podem se desequilibrar e cair com os movimentos do veículo. Prefira sempre sentar no banco e colocar a criança no colo, sempre a segurando para que ela não se machuque.
5 – Distrair o motorista
A distração ao volante está entre as principais causas de acidentes de trânsito, por isso, recomendamos que os clientes evitem falar com o motorista. Antes de recorrer ao motorista, você pode tirar alguma dúvida com o auxiliar de viagens sobre o trajeto do veículo, os horários e as ruas que o ônibus passa. Caso ele não possa solucionar sua dúvida, aí sim é recomendado ir até o motorista e solicitar uma informação.
Preserve a sua segurança e a dos demais passageiros. Fale ao motorista somente o indispensável!
Se você preza pela sua segurança, não repita essas atitudes, quando estiver em um ônibus, pois você poderá se ferir gravemente. Lembre-se sempre que a segurança começa primeiro pelas suas atitudes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!