Relíquias da Transa Transporte: Viale – 2001

Como prometido, vamos dar continuidade a nossa série sobre modelos de ônibus que fizeram história, aqui na Transa Transporte. Hoje é dia de falar de um carro muito bonito e que trouxe uma série de novas tecnologias para a empresa na época. A linha Marcopolo Viale desembarcou em nossa cidade em 2001 e inaugurou nossa nova identidade visual. Nos acompanhe nesta matéria e saiba mais sobre este modelo.

Características do Viale

A linha Viale foi desenvolvida pela Marcopolo no ano de 1998. Ela surgiu como uma alternativa mais elegante aos populares Torinos, que sempre foram o carro-chefe da empresa em ônibus urbano. A nova aposta da montadora tinha uma linha de design refinada e bem diferente dos Torinos.

Uma das características que mais chama a atenção no modelo é a sua face frontal. Seguindo linhas mais curvas e arredondadas, o Viale se destaca pelo visual refinado e moderno.

Marcopolo Viale nas ruas de Três Rios

A linha Viale foi desenvolvida pela Marcopolo no ano de 1998.

Popularização

Apesar do visual caprichado, o modelo não se popularizou em seu lançamento. Ele só começou a chamar atenção das empresas de ônibus em 1999. Além do aspecto visual, o modelo era robusto e tinha um custo operacional acessível, fatores que o fizeram cair nas graças do mercado e logo o modelo começou a ganhar as ruas.

O Estado do Rio de Janeiro foi um dos primeiros a apostar no modelo e ele se tornou um sucesso. A Transa Transporte adquiriu algumas unidades em 2001 e juntamente com os micro-ônibus (falaremos dele em outro momento), foram os modelos que inauguraram a nova identidade da empresa.

Versões

O modelo foi desenvolvido até o ano de 2013, quando foi descontinuado. Até então, o Viale poderia ser encontrado em versões com padrões urbanas, articulados e bi-articulados. Ele também poderia ser adquirido com carrocerias diferentes como Volkswagen, Mercedes – Benz, Volvo, ente outros.

Gostou? Então, não perca mais uma parada desta série de artigos. No próximo capítulo vamos conhecer mais sobre os antigos micro-ônibus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *