setembro-amarelo-uma-campanha-que-salva-vidas

Setembro Amarelo: uma campanha que salva vidas

Você sabia que a cada 45 minutos no Brasil uma pessoa comete suicídio? Esse dado assustador foi revelado através de um estudo sobre o aumento de suicídio, automutilação e problemas psicológicos entre os jovens brasileiros, realizado pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados. No mundo, segundo a OMS, o suicídio é a causa de 800 mil mortes. Reverter esse quadro é um fator primordial e a prevenção é a melhor abordagem para isso. A campanha Setembro Amarelo é uma das principais formas de trazer informações sobre a prevenção e de incentivar a busca por ajuda.

A campanha Setembro Amarelo

Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A mobilização tem como missão disseminar informações que ajudem na discussão do suicídio e na quebra de tabus com viés de conscientização da sociedade.

A escolha da cor e do mês de setembro está relacionado com o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro. Desse modo, ao longo de todo o mês, são realizadas ações especiais para levar a mensagem da campanha, como a iluminação na cor amarela em pontos turísticos, caminhadas, fóruns, palestras e muito mais.

Sinais de alerta

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a maioria das pessoas que pensam em cometer suicídio apresentam sinais sutis que servem de alerta. Confira abaixo os principais sinais verbais e comportamentais mais comuns:

– Falar sobre a vontade de morrer;

– Sensação de culpa ou vergonha ou mesmo se sentir um fardo na vida das pessoas;

– Sensação de vazio, desesperança, de estar preso ou sem razão para viver;

– Sentir-se extremamente triste, ansioso, agitado ou com muita raiva;

– Dores insuportáveis (emocionais ou físicas);

– Mudanças de comportamento (perda de interesse em atividades que gostava, tendência ao isolamento);

– Busca por maneiras de tirar a própria vida;

– Arriscar a própria vida;

– Dormir ou comer muito ou pouco;

– Uso de drogas com maior frequência.

Onde buscar ajuda

Se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém que esteja nessa situação, o Centro de Valorização da Vida (CVV), disponibiliza um telefone de atendimento gratuito para as pessoas que estão deprimidas ou pensam em suicídio, basta ligar para 188.

Em Três Rios, se alguém precisar de orientação e encaminhamento médico para tratamento adequado pode procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) ou entrar em contato pelo telefone: 24 2252-3950.