Somos uma empresa amiga do meio ambiente

Neste texto você vai descobrir as ações que nos dão embasamento para esta afirmativa de que somos uma empresa amiga do meio ambiente. Em seus 45 anos de existência a Transa Transporte sempre se preocupou com o meio social e ambiental em que atua. Por isso, possuímos, em nossa cultura organizacional, ações específicas para reduzir o impacto ambiental causado pela empresa.

O primeiro, que qualquer pessoa pode apontar, é em relação a emissão de gases poluentes pelos carros. Para isso, a manutenção periódica e a medição constante através do selo verde, garante níveis normais dentro do permitido.

Em relação ao óleo de motor, possuímos poço próprio para armazenamento do óleo usado. O descarte desse material é feito por uma empresa terceirizada e devidamente legalizada que recolhe o produto para reuso e refino. “Aqui nós não jogamos nada fora. Até a lama que é gerada da lavagem da parte inferior dos ônibus é retirada por uma empresa. Tudo é encaminhado para fazer o descarte ou reciclagem”, explica Sérgio Lardosa Cocchi, gerente de manutenção.

Por mês, nossos carros percorrem cerca de 300 mil quilômetros, o que geram trocas constantes de pneus.  Desta forma, os que não servem mais para o uso são enviados para Juiz de Fora, onde são reciclados por uma terceirizada e devidamente legalizada para realizar a tarefa.

 

Ações de preservação ao meio ambiente na sede

 

Na sede temos lixeiras para coleta seletiva de cada tipo de material reciclado. Além disso, disponibilizamos dois coletores de pilhas e baterias. Um fica localizado em sua sede e outro foi colocado no terminal, no Centro, para que a população também possa fazer o descarte de pilhas e baterias velhas.

No escritório, o uso de copos descartáveis foi, há anos, substituído por canecas de louça.

 

Consciência que faz falta

 

Você sabia que no mundo, diariamente são produzidos 1,3 bilhões de toneladas de lixo e boa parte desse lixo não segue para reciclagem, sendo despejado em lixões a céu aberto ou até mesmo jogados em terrenos baldios.

Se focarmos apenas no Brasil, a realidade também não é das melhores. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no país são produzidos em média 76 milhões de toneladas de lixo; dos quais 30% poderiam ser reciclados e somente 3% do lixo passa por tratamento para ser reciclado. E aí, você faz parte dessa estatística?