Como são montados nossos horários?
Você já parou para pensar como são montados os horários dos ônibus que circulam em nossos bairros? Sem dúvidas, organizar tudo isso é uma tarefa complicada que leva em conta uma série de fatores, como a distancia até o centro da cidade, tempo de deslocamento, a quantidade de pessoas, etc. Ficou curioso para saber mais sobre isso? Então confira nessa matéria como a Transa Transporte monta os horários dos bairros.
As tabelas de horários das linhas, bem como as correções necessárias são elaboradas pelo setor de operações. Ele avalia as necessidades das linhas para fazer o planejamento dos horários e de quantos ônibus serão destinados para determinado itinerário. Para fazer este trabalho, é necessário levar em conta alguns fatores que influenciam nas decisões, como a demanda, distancia da linha, tempo de viagem e se algum ônibus de outra linha passa no mesmo itinerário, mesmo que parcialmente.
Dessa forma, de acordo com a distância e o tempo de viagem, é possível determinar a frequência de horários para linha, ou seja, quanto tempo o ônibus leva em cada viagem, por exemplo, um trajeto de 50 ou 60 minutos. Caso algum ônibus de outra linha passe no mesmo itinerário, os horários devem ser definidos de forma a não coincidir com os horários da outra linha, para que não tenhamos dois ônibus passando no mesmo lugar e no mesmo horário, isto só é possível em horários de pico ou linhas com grande demanda e que apenas um ônibus não é suficiente para transportar todos os passageiros do horário.
Ah, vale destacar que a quantidade de veículos necessária para determinada linha impacta na quantidade de horários, por exemplo, se uma linha tem um itinerário com tempo de viagem de 1 hora e com 3 ônibus, a frequência dos horários deverá ser de 20 minutos.
Viu só como montar os horários dos ônibus é uma tarefa que exige muito cuidado e planejamento?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!