Encerramento da XX SIPAT discute a importância dos EPIs

O encerramento da XX SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Transa Transporte Coletivo aconteceu na tarde da última sexta-feira (29/08), na garagem da empresa.O último dia do evento retratou a necessidade do equipamento de proteção individual (EPI) através da palestra “A importância do uso correto dos EPIs”, ministrada por Roberto Amorim, técnico de segurança do trabalho do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Centro Sul.

De acordo com Roberto, os EPIs são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos de acidente durante a atividade exercida. “É responsabilidade da empresa disponibilizar os EPIs adequados e oferecer treinamento para a utilização correta”, explica. Além disso, o técnico de segurança do trabalho ressalta que o colaborador deve ser consciente e não deixar de utilizar os EPIs durante o trabalho.

A grande maioria dos acidentes de trabalho tem como causa os atos inseguros: falta de atenção, manobra imprópria, desobediência ao procedimentos operacionais, cansaço, uso de álcool e drogas e falta de conhecimento de equipamento. Segundo Gilmar Bevilaqua, técnico de segurança do trabalho da Transa, a empresa se preocupa em preparar o profissional para a utilização adequada dos EPIs e sempre alerta sobre a importância de ser consciente no trânsito.

Como nos outros dias do evento, os funcionários participaram do sorteio de duas cestas básicas. Os colaboradores Hamilton Almeida, encarregado noturno, e Sônia Maurilia de Faria, auxiliar de serviços gerais, foram os contemplados no último sorteio da XX SIPAT.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *