PT3: Tom Sobre Tom: A Mudança Visual
No terceiro capítulo dessa web-série vamos saber um pouco mais sobre a identidade visual que acompanhou o dia a dia dos trirrienses por 25 anos e também sobre como foi feita a repaginação visual da empresa. Embarque com a gente nessa viagem pela história da Transa Transporte!
Como vimos no capítulo anterior, em 19 de julho de 1977, foi apresentada à sociedade trirriense a nova pintura dos ônibus da empresa, já utilizando o nome Transa Transporte. A famosa pintura foi durante 25 anos a cara da empresa e conquistou o coração de muitos clientes que até hoje se recordam com saudades dela.
A pintura foi idealizada pelo projetista Moacir, que apresentou um esboço do que seria a identidade visual da Transa Transporte, no período em que Pedro Noel e Carlos Fonseca ainda trabalhavam em outra empresa de ônibus. A proposta mostrada era a seguinte: o veículo seria todo azul ou verde e teria como desenhos círculos brancos e em seu interior teriam outros círculos laranja, porém menores. A decisão final foi pela cor azul e mantiveram-se os demais aspectos.
Em 2001 a empresa decidiu que era hora de renovar a identidade visual e procurou auxílio de um arquiteto para apresentar ideias da nova cara da empresa. Com um visual mais leve e moderno, apostando em tom de azul mais claro, no amarelo e branco e utilizando linhas ao invés dos círculos, a nova pintura foi aprovada. O novo design manteve boa parte da proposta original, modificando apenas algumas cores e elementos: o azul que anteriormente era mais escuro e predominante por todo veículo, deu lugar ao branco nas partes superiores e inferiores dos ônibus. O azul ficou restrito apenas às laterais dos ônibus. A cor laranja que era utilizada nos círculos menores deu lugar ao amarelo. Outra mudança nos elementos da pintura ocorreu com os círculos que foram trocados por linhas curvas que faziam o mesmo “movimento” dos antigos círculos.
“Em 2001 nós pensamos em modernizar a pintura, pois a antiga era bonita, mas cansativa. O nosso pedido nessa renovação era o seguinte: evoluir do laranja sem sair do laranja, então na escala de cores o amarelo é a cor que acompanha o laranja, e também queríamos que não se apagasse da memória do povo as bolinhas. Hoje a pintura que nós utilizamos com a linhas lembram o movimento das antigas bolinhas”, conta Carlos Fonseca.
Os primeiros a carros a circularem com a nova pintura foram os micro-ônibus adquiridos em julho de 2001. Em novembro, 7 novos ônibus foram adquiridos e já vieram com a nova pintura. Aos poucos toda a frota foi sendo pintada. Os veículos novos já vinham para empresa com o novo padrão visual, enquanto os veículos que já estavam em circulação passavam pelo processo de pintura.
Além do novo design, o slogan “qualidade em transporte” começou a fazer parte da pintura dos ônibus. Afinal, desde o início das atividades que a empresa tem se preocupado em oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
No próximo capítulo de nossa jornada pela história da Transa Transporte, vamos conhecer como a empresa se tornou uma grande família para seus colaboradores. Contamos com sua companhia em nossa próxima parada!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!