Xô Dengue! Uma campanha pela vida

A chegada do verão é sempre marcada por fortes chuvas que estimulam a proliferação do mosquito da Dengue. É nesse período que o Aedes Aegypti encontra o melhor habitat para se reproduzir e se multiplicar. Por isso, é fundamental que fiquemos alertas e tomemos os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito.

Formas de prevenção a Dengue

A prevenção é o melhor cuidado que podemos ter para evitar a reprodução do agente transmissor. A maior parte dos focos do mosquito estão nos domicílios. Dessa forma, as medidas preventivas estão no nosso próprio quintal e de vizinhos. O principal é não deixar água parada. É nesse ambiente que o mosquito nasce e se desenvolve, evite sua procriação e esteja sempre alerta para possíveis focos de reprodução por volta da casa.

Principais dicas:

Preparamos algumas dicas que você deve tomar em casa para combater a reprodução do mosquito e diminuir os focos de transmissão da doença:

– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana.

– Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

– Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

–  Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

– Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

– Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *