Quem pode embarcar pela porta da frente?

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos em nossos canais de comunicação diz respeito a entrada pela porta da frente. Muita gente tem dúvidas acerca de quem pode entrar pela porta da frente e quem também tem direito a gratuidade. Pensando nisso, reunimos nesta matéria a reposta para essas e outras dúvidas.

Quem pode embarcar pela porta da frente?

A entrada pela porta da frente de forma gratuita é permitida somente para estudantes da rede pública, idosos e deficientes físicos. Pessoas com obesidade mórbida, grávidas em adiantado estado de gestação e pessoas com crianças de colo com até 24 meses, podem entrar pela porta da frente, porém devem dirigir-se ao auxiliar de viagens para pagar a passagem. O motorista somente deve dar a partida após esse procedimento.

Vale destacar que a entrada de pessoas com crianças de colo com até 24 meses é garantida através de uma lei municipal de Três Rios. Por tanto, não é válida para as demais linhas intermunicipais.

Todos que embarcam pela porta da frente tem direito a gratuidade no transporte?

Não, a gratuidade só é garantida aos idosos maiores de 65 com documento de identificação; pessoas com deficiência, sendo necessário apresentar a carteira de deficiente físico; estudantes da rede pública de ensino, devidamente uniformizados e com a carteira de estudante; policiais militares e guardas municipais uniformizados e carteiros em horário de trabalho e uniformizados.

Por que o embarque dos demais passageiros ocorre pela porta traseira?

Essa é uma curiosidade que muitos têm sobre a forma de embarque nos ônibus da empresa. Então, vamos tirar essa dúvida de uma vez por todas!  A entrada de passageiros pela porta da frente é utilizada em cidades que adotaram o sistema de bilhetagem eletrônica. Isso ocorre porque o sistema de leitura dos dados do cartão precisa estar em constante comunicação com o painel elétrico do veículo, através de uma rede de cabos. Com eles mais próximos da parte frontal do ônibus, os riscos de problemas de comunicação são reduzidos.

Aqui em Três Rios, como ainda não foi adotado o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos, o embarque dos passageiros é feito pela porta traseira. Dessa forma, o pagamento da passagem pode ser feito tanto em dinheiro como também através dos vales transportes, que são bem mais práticos de se utilizar.

Nesse sistema de pagamento não existe a necessidade de comunicação entre dispositivos eletrônicos. Todo o pagamento é feito com a intermediação de um funcionário da empresa de ônibus, o auxiliar e viagens.

2 respostas
    • Owl Interativa
      Owl Interativa says:

      Olá Yasmin, tudo bem? Não sabemos lhe informar, pois depende das determinações da sua cidade e região. Aqui, em Três Rios, no Rio de Janeiro, estudantes da rede pública tem direito a gratuidade.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *