Campanha promove conscientização sobre o autismo

Na última terça-feira, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data instituída em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) tem o objetivo de combater o preconceito, levando informação à sociedade sobre o autismo. Em Três Rios, o dia não passou em branco. Foi realizada uma intervenção nas ruas do centro para levar uma mensagem de respeito aos autistas e seus familiares.

Intervenção de conscientização

Durante parte do dia, voluntários da Associação de Mães e Amigos do Autistas de Três Rios (AMAAR) estiveram pelas ruas do centro distribuindo panfletos educativos e estenderam uma faixa nos sinais de trânsito.

A iniciativa faz parte da campanha “Autismo: com amor e respeito as peças se encaixam”, campanha promovida pela Associação em parceria coma Transa Transporte Coletivo, Sesc, Bramil Supermercados, Colégio Santa Clara e a High Inox.

A presidente da Amaar, Raquel Mourão, explica que o intuito da ação é o de levar informação a população como forma de reduzir o preconceito e promover a inclusão social dos autistas e seus familiares.

“Como o autismo não tem nenhuma característica física as pessoas não conseguem reconhecer uma criança autista e fazem pré-julgamentos dizendo que a criança está fazendo birra ou pirraça quando, na verdade, elas estão passando por uma crise. Isso dificulta bastante essa inclusão”, esclarece Raquel.

Para Sandra Cabral Machado Viana, vice-presidente da Amaar, ações como esta são de grande importância, pois sendo mãe de dois filhos autistas, ela entende que uma das maiores dificuldades enfrentadas para a devida inclusão social dos autistas é o preconceito. Ela destaca que a mobilização foi muito bem recebida pela população.

“Esse é o nosso primeiro ano fazendo uma ação na rua e a resposta foi positiva. As pessoas se interessaram em perguntar sobre o autismo. Alguns até se oferecem para ajudar a Associação ou um pai que precisa de terapia. os pontos em que estamos abordando as pessoas. O resultado foi bem legal”, avalia.

A Campanha

A ideia da campanha surgiu a partir do relato de duas mães que estiveram na sede da Transa Transporte solicitando uma ajuda para conscientizar as pessoas que usam o transporte público.

Ciente da importância da causa, a empresa abraçou a ideia e lançou a campanha “Com amor e respeito as peças se encaixam”.  A iniciativa vai promover ações de conscientização durante todo o mês de abril. A primeira dela é a com a divulgação da campanha através dos ônibus da empresa, que já circulam com o laço símbolo da campanha no para-brisas e com banners informativos no vidro traseiro dos ônibus.

Além disso, para dar visibilidade a causa, todos os canais de mídia da Transa Transporte vão exibir conteúdos informativos sobre o autismo e como lidar com pessoas dentro do espectro do autismo dentro dos veículos.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *