A dúvida que dá título a essa matéria já deve ter passado pela cabeça de quem já embarcou em algum ônibus de cidades próximas, como Juiz de Fora – MG, não é verdade? Bom, se você sempre quis saber o porquê de adotarmos esse sistema de embarque, pode ficar tranquilo porque temos uma explicação para isso, confira!
Bom, para respondermos essa pergunta é preciso compreender como são realizados os pagamentos das tarifas de passagem em cidades maiores. Se você já teve essa experiência de andar de ônibus em um município de grande porte, você deve ter percebido que grande parte dos passageiros paga sua passagem com um cartão recarregável, onde ficam armazenados os créditos utilizados para o pagamento da tarifa, o chamado sistema de bilhetagem eletrônica.
Nesse sistema, a maioria das catracas ou roletas ficam localizadas próximas a porta dianteira. Isso acontece porque o sistema elétrico que fornece energia para os aparelhos que registram o pagamento da passagem e informam o saldo do cartão estão em constante comunicação com o painel elétrico do veículo através de uma rede de cabos. Com eles mais próximos da parte frontal do ônibus, o risco de problemas de comunicação são reduzidos.
Aqui em Três Rios, como ainda não foi adotado o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos, o embarque dos passageiros é feito pela porta traseira, onde fica a roleta. O pagamento da passagem pode ser feito tanto em dinheiro como também através dos vales transportes, que são bem mais práticos de se utilizar.
Nesse sistema de pagamento não existe a necessidade de comunicação entre dispositivos eletrônicos. Todo o pagamento é feito com a intermediação de um funcionário da empresa de ônibus, o auxiliar e viagens.
Agora ficou fácil entender o porquê de embarcarmos pela porta traseira, não é?