Novembro-Azul-é-tempo-de-cuidar-da-saúde-do-homem-Transa_Transporte.1

Novembro Azul: é tempo de cuidar da saúde do homem

O mês de novembro acabou de começar, mas o cuidado com a saúde não terminou. Dessa vez, quem precisa colocar a saúde em primeiro plano são os homens . Acontece que neste mês é realizada a campanha “Novembro Azul”, uma importante iniciativa de combate ao câncer de próstata. A doença afeta normalmente os homens acima dos 60 anos, mas o diagnóstico precoce é fundamental para impedir o avanço silencioso do câncer de próstata.

A saúde do homem em foco

Responsável por 15.576 mortes no Brasil, no ano de 2018, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ele fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o ano de 2020, são esperados 65.840 novos casos no país.

Diagnóstico precoce pode salvar vidas!

O INCA destaca que o câncer de próstata é uma doença de terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo são registrados em homens com idade a partir dos 65 anos. Apesar disso, é importante se cuidar muito antes dessa faixa etária e fazer os seus exames regularmente.

Em estágio inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, podendo não apresentar sintomas ou se apresentar, eles são semelhantes ao crescimento benigno da próstata. Em alguns casos, quando são manifestados sinais da doença, o câncer já está em estado avançado.  Por isso, fique de olho nos sintomas:

– Dificuldade de urinar

– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

– Em estágio avançado, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando fazer os exames?

De acordo com o INCA, a idade para começar fazer os exames é a partir dos 50 anos para quem não tem histórico da doença na família. Já quem tem histórico familiar deve se cuidar a partir dos 40 anos.

Não deixe a saúde para segundo plano. Faça seus exames e fique em dia com a sua saúde. Cuide-se!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *