outubro-rosa-mes-da-saude-da-mulher

Outubro Rosa: mês de atenção e cuidado com a saúde da mulher

Você sabia que todos os anos mais de 600 mil pessoas em todo mundo perdem a vida por causa do câncer de mama? Ah, você também sabia que todos os anos são diagnosticados 2,1 milhões de novos casos de câncer de mama no mundo? Estes dados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 podem parecer assustadores, mas são importantes para compreendermos a dimensão desta questão de saúde pública. O câncer de mama é uma doença grave que se não diagnosticada a tempo pode levar à morte. Por isso, é muito importante termos acesso a informação para que possamos reverter esse quadro. É justamente com esse objetivo que foi criada a campanha global “Outubro Rosa”.

Por dentro da campanha Outubro Rosa

Realizada desde 1990, a mobilização Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama com foco na prevenção, destacando a importância do diagnóstico precoce da doença, como fator fundamental para o tratamento e cura da doença. Durante todo o mês são realizadas ações para alertar a população sobre o tema. Em todo o mundo, pontos turísticos famosos são iluminados com a cor rosa para chamar atenção para esta causa.

Aqui, em Três Rios, a Transa Transporte é uma das empresas que se engajam nesta causa. Tradicionalmente, a empresa dedica espaço em seus canais de mídia para exibição de material temático da campanha. Além disso, os veículos estampam no para-brisas dianteiro o laço símbolo da iniciativa. De acordo com a diretora/psicóloga da Transa Transporte, Virgínia Cassini, o propósito da empresa ao apoiar a mobilização é o de engajar a população na causa por meio de informações de prevenção e cuidado.

“Através da visibilidade da nossa empresa, desejamos mobilizar a população acerca da importância dos cuidados contra o câncer de mama”, explica Virgínia Cassini.

O cuidado deve ser diário

O câncer de mama não deve ser uma preocupação apenas no mês de outubro. É importante que os cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce sejam frequentes. Incluir o autoexame das mamas na rotina de autocuidado diário é uma boa forma de detectar alterações que podem indicar a presença da doença. Fique atenta aos sinais de alerta:

– Presença de nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;

–  Aspecto avermelhado e com textura de casca de laranja na pele que recobre as mamas;

– Alterações no bico do peito (mamilo);

– Surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço,

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Na presença destes sinais, não deixe de procurar ajuda médica.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *