Transa Transporte apoia o I Fórum Municipal dos Direitos da Criança com Transtorno do Espectro Autista

Na última sexta-feira, dia 01, aconteceu o I Fórum Municipal dos Direitos da Criança com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa, criada pelo Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Três Rios-Cejusc TR, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, teve como objetivo “traçar estratégias para melhorar atender os direitos das pessoas portadoras do espectro autista de nossa região”, segundo a organização do evento.

O Fórum

Realizado no Teatro Celso Peçanha, das 09h às 17h, o evento contou com uma programação diversa para um dia inteiro de ações. Entre debates e apresentações, os presentes puderam acompanhar e receber importantes informações sobre o Transtorno do Espectro Autista e os direitos das pessoas com o diagnóstico da síndrome dentro da esfera municipal.

A participação no evento foi gratuita para toda a população, bastando apenas realizar a inscrição sede da Secretaria de Assistência Social.

“Esse Fórum é aberto para a comunidade e isso é importante para que as pessoas se apossem dos seus direitos e se sintam reconhecidas no espaço que elas ocupam. Nada mais justo que a comunidade, as pessoas que lutam pela causa ao nosso lado estejam conosco neste momento”, destaca Claudilene Pereira, subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Apoio

Uma das patrocinadoras do fórum foi a Transa Transporte Coletivo. A empresa que já tem um diálogo aberto com a Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Três Rios (AMAAR), prontamente atendeu o convite do Cejusc e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para patrocinar o evento.

“Como psicóloga e diretora da Transa Transporte, considero importantíssimo que não só sejam discutidos, como também sejam realizadas ações em prol da melhor compreensão das pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista e, assim, promover maior qualidade de vida e inclusão na sociedade. A nossa empresa busca esse tipo de inclusão, uma vez que, prestamos um serviço que atende a toda população”, destaca Virgínia Cassini, diretora/psicóloga da Transa Transporte.

A empresa auxiliou a realização do Fórum abrindo espaço em seus canais de mídia, que possuem um amplo alcance na cidade, para divulgação do evento. Foram publicados posts nas redes sociais da empresa, além da veiculação de banner no site e terminal. Teve também material gráfico exibido no busdoor (espaço publicitário no para-brisas traseiro dos coletivos) convidando a população a participar do evento.

Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

No sábado, dia 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. A data, instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Para comemorar a data, a organização do Fórum agendou a realização da Caminhada Azul, que teve concentração às 9h na Praça São Sebastião. O objetivo, segundo a organização é “despertar na sociedade em geral a empatia com as pessoas portadoras desta síndrome e, principalmente, trazê-los para a vida em sociedade”, explica a juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania, Drª Elen de Freitas Barbosa.

A participação na Caminhada Azul foi gratuita e os participantes receberam camisas temáticas.

Confira na galeria embaixo fotos do evento:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *