Dezembro-Laranja-Conheça-os-cuidados-que-sua-pele-precisa-para-prevenir-o-câncer-de-pele-Transa_Transporte.1

Dezembro Laranja – Conheça os cuidados que sua pele precisa para prevenir o câncer de pele

No próximo dia 21 de dezembro entraremos definitivamente no Verão. As altas temperaturas da estação, combinadas com o período de férias, torna propícia a realização de atividades ao ar livre. Apesar desses pontos positivos, é importante lembrar que além de nos fornecer mais disposição, nos aquecer e nos nutrir com vitamina D, os raios solares também podem danificar o maior órgão do corpo humano: a pele. Sem os devidos cuidados, o que era para ser somente diversão pode se tornar em um grave problema de saúde.

O perigo do câncer de pele

O melanoma ou câncer de pele representa mais de 30% dos casos de câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A doença afeta principalmente adultos de pele branca, mas também pessoas de pele negra. No ano passado, foram estimados mais 8.450 novos casos da doença.

Ela se caracteriza pelo surgimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Também é possível que ela cause alterações em pintas e lesões pré-existentes. Neste caso, ela causa aumento de tamanho, mudança na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares.

Quais cuidados devo ter para prevenir o câncer de pele?

A prevenção é a melhor forma de enfrentar a doença. Embora apenas 3% dos casos de melanoma sejam das neoplasias malignas, ainda assim, os danos podem ser bem altos à saúde. Por isso, siga as orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que desde 2014 realiza a campanha “Dezembro Laranja”, com o viés de conscientizar sobre os cuidados com a pele:

– Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.

– Procure cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

– Evite a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).

– Quando for à praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

– É importante utilizar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. É recomendável usar um protetor solar que tenha proteção contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.

– Não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

–  Fique atento a própria pele, procurando por pintas ou manchas suspeitas.

– Proteja da exposição bebês e crianças pequenas. O filtro solar é liberado para uso a partir dos seis meses.

– Não se esqueça de se consultar com um (a) dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *