Junho-Vermelho-Mês-de-conscientização-da-doação-de-sangue-Transa_transporte.1

Junho Vermelho – Mês de conscientização da doação de sangue

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, em nosso corpo circulam 5 litros de sangue . Um dado impressionante, não é? Outra informação mais incrível ainda, de acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília, é que com apenas 470 ml de sangue é possível salvar até quatro vidas. Doar sangue é um gesto de solidariedade que faz toda a diferença, sobretudo no mês de junho, onde ocorre a campanha “Junho Vermelho”.

Como surgiu a campanha Junho Vermelho?

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a campanha Junho Vermelho surgiu em 2015 e posteriormente foi estendida por todo o país pelo Ministério da Saúde. O objetivo desta iniciativa é o de incentivar a população a praticar esse ato de solidariedade, que é a doação de sangue.

A escolha do mês de junho não foi à toa. Acontece que este período é considerado o de maior escassez nas doações. Por isso, é importante que mais pessoas conheçam esta causa e ajudem os bancos de sangue da região.

Onde doar?

Os bancos de sangue mais próximos da nossa região ficam em Petrópolis e em Juiz de Fora. Abaixo, seguem os dados para doação.

Petrópolis – RJ:

Banco de Sangue Santa Teresa – Rua Doutor Paulo Hervê, 1130 – Bingen.  O atendimento é realizado todos os dias, das 7h às 18h – Inclusive feriados. Telefone: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Juiz de Fora – MG:
Hemominas Juiz de Fora – Rua Barão de Cataguases, s/n, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 12h. Telefone: (32) 3257-3100

Quem pode doar?

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar pessoas com idades entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.

É importante destacar que para fazer sua doação é necessário apresentar um documento oficial com foto. Se for menor de 18 anos, também é importante ter o consentimento formal dos responsáveis.

Preparação

Caso queira realizar esta bela ação, fique atento aos requisitos para a doação. Em primeiro lugar, você deve estar alimentado, no entanto, evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Se a doação for logo após o almoço, recomenda-se esperar 2 horas.

Também é importante ter tido uma boa noite de sono. É preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Ah, quem tem entre 60 e 69 anos só pode doar sangue se já doaram antes de completar 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

4 respostas
  1. Maria de Lurdes
    Maria de Lurdes says:

    Já que junho é o mês da conscientização vim aqui deixar um relato,por esses dias fui levar meu filho cadeirante para uma consulta e fiquei mais de uma hora esperando o ônibus porque aqui na linha dos pilões só tem um ônibus cadeirante é um absurdo um bairro populoso como este ter só um ônibus cadeirante é até um desrespeito com os deficientes e outra coisa quando o lugar de cadeirante já tá ocupado agente tem que ficar mais de uma hora o ônibus ir na Cidade e voltar então espero que a empresa tome alguma providência sobre isso porque nem todo mundo tem a condição de ter um carro ou pagar um táxi como o bairro pilões é longe da cidade o táxi cobra 30 reais ou até mais então peço que melhorem isso não só pelo meu filho mais pelos os outros deficientes que tem aqui no bairro obrigada

    Responder
    • Owl Interativa
      Owl Interativa says:

      Olá Maria de Lurdes! Agradecemos o contato, pedimos desculpas pelo ocorrido e informamos que hoje a empresa possui metade da frota adaptada para cadeirantes, infelizmente, a política de redução e congelamento de tarifas e o aumento das gratuidades em nossa cidade nos últimos anos tem impedido investimentos em renovação da frota, entretanto continuamos trabalhando para melhorar o atendimento.

      Responder
  2. Maria de Lurdes
    Maria de Lurdes says:

    Obrigada pela atenção mais por favor ajudem a gente porque só tô pedindo isso por necessidade e não só por mim mais por outros deficientes que moram aqui por favor nos ajude que Deus abençoe

    Responder
  3. Maria de Lurdes
    Maria de Lurdes says:

    Mais uma vez venho por meio desse blog pedir atenção ajuda e compreensão de vocês para que possa tá nos ajudando assim como ajudaram a população do bairro habitat peço que nos ajude também mais se não puderem eu também entendo que Deus abençoe todos vocês

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *