Maio-Amarelo-Uma-nova-década-de-ações-pela-segurança-no-trânsito-Transa_Transporte

Maio Amarelo: uma nova década de ações pela segurança no trânsito

Você sabia que no Brasil a cada 7 minutos uma pessoa é vítima de um acidente de trânsito?  É o que apontam as estatísticas da Polícia Rodoviária Federal. A maior parte dos acidentes são causados por imprudência ao volante, correspondendo por 90% dos casos em todo o mundo. Estimativas da OMS apontam que se nada for feito até 2030, os acidentes de trânsito serão responsáveis por 2,4 milhões de mortes todos os anos em todo globo. A iniciativa Maio Amarelo foi criada para mudar essa realidade e em 2021 foi renovada para continuar e ampliar os trabalhos de conscientização.

Como surgiu o Maio Amarelo?

A mobilização “Maio Amarelo” surgiu a partir da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Na ocasião, em março de 2010, foi criada uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Este documento foi elaborado com estatísticas vindas da Organização Mundial da Saúde, que somente em 2009 contabilizou mais de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.  A OMS estima que cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Com o objetivo de ser um tratado internacional para redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito, a resolução tinha como meta poupar cinco milhões de vidas até 2020.

A segunda década de ações pela segurança no trânsito

Em 2020 chegou ao fim a primeira década de ações pela segurança no trânsito. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu os resultados alcançados pela ação e decidiu renovar esse tratado, começando uma nova década de ações pela segurança do trânsito nos anos de 2021 e 2030.

Respeito e responsabilidade são temas da edição 2021 da campanha

Pautada na tolerância e responsabilidade no trânsito, a campanha “Maio Amarelo” 2021 traz uma mensagem de reflexão para o novo momento que estamos vivendo. A proposta é combater a intolerância e estimular o comportamento responsável, uma vez que, o nosso estado emocional pode influenciar na nossa postura no trânsito. Desse modo, é importante repensarmos nossas atitudes e sermos ainda mais responsáveis sobre nossas decisões atrás do volante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *