Nesta terça-feira, dia 25, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. A data faz parte da Semana Nacional do Trânsito, uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a boa conduta no trânsito. Afinal, é importante que todos façam sua parte para reduzir os números de acidentes nas vias de todo país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito brasileiro é o quarto mais perigoso do continente americano. Tendo esse panorama, torna-se fundamental ações que incentivem a população a se engajar neste tema.
Qual a minha contribuição para fazer do trânsito um local seguro para todos?
Condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres são parte importante para reduzir as estatísticas. Afinal, todos fazem parte do que definimos como trânsito, portanto, são também parte da solução. Pensando nisso, listamos 5 dicas de segurança viária.
1 – Obedeça a sinalização
É importante que os condutores de veículos e pedestres estejam sempre atentos a sinalização para evitarem fazerem manobras ou atitudes arriscadas. A segurança no trânsito começa sempre por atitudes seguras de todos que utilizam as vias, por isso, obedeçam a sinalização e estacionem apenas onde for permitido, não faça ultrapassagens onde isso é proibido, utilize sempre as passarelas, etc.
2 – Sempre respeite a faixa
Essa é uma dica de ouro para motoristas, condutores de veículos não automotores e pedestres. Sempre respeitem a faixa de pedestres, permitindo que os pedestres possam atravessa-la em segurança.
Do mesmo modo, os pedestres devem utilizá-la sempre que precisarem atravessar uma rua.
3 – Não beba se for dirigir
O consumo de álcool e direção é uma combinação muito perigosa. Estudos comprovam que o álcool no organismo afeta as funções motoras, reduzindo os reflexos e afetando outras áreas do sistema nervoso central, o que pode ocasionar risco para o motorista e para os demais que estejam na via.
Se for beber, não dirija. Opte por utilizar meios de transporte coletivo ou táxis, por exemplo.
4 – Não se distraia ao volante
As distrações ao volante também são causas frequentes de acidentes de trânsito, desde simples arranhões na lataria a atropelamentos e grandes colisões. Por isso, nada de usar o celular, ficar mexendo no rádio ou mesmo bater aquele papo animado. O condutor deve ter atenção máxima na direção.
5 – Não atravesse no sinal vermelho
Essa é uma dica pra lá de importante. Respeitar os sinais de trânsitos é fundamental para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. Cada uma das pessoas que estão no trânsito deve aguardar sua vez e seguir o que sendo exibido no semáforo.
Pedestres jamais devem atravessar quando não é sua vez, assim como os veículos não podem fazer o mesmo quando o sinal estiver vermelho para eles.
Seja consciente e respeite as leis de trânsito. Preserve a sua e as demais vidas!