Na última terça-feira, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data instituída em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) tem o objetivo de combater o preconceito, levando informação à sociedade sobre o autismo. Em Três Rios, o dia não passou em branco. Foi realizada uma intervenção nas ruas do centro para levar uma mensagem de respeito aos autistas e seus familiares.
Intervenção de conscientização
Durante parte do dia, voluntários da Associação de Mães e Amigos do Autistas de Três Rios (AMAAR) estiveram pelas ruas do centro distribuindo panfletos educativos e estenderam uma faixa nos sinais de trânsito.
A iniciativa faz parte da campanha “Autismo: com amor e respeito as peças se encaixam”, campanha promovida pela Associação em parceria coma Transa Transporte Coletivo, Sesc, Bramil Supermercados, Colégio Santa Clara e a High Inox.
A presidente da Amaar, Raquel Mourão, explica que o intuito da ação é o de levar informação a população como forma de reduzir o preconceito e promover a inclusão social dos autistas e seus familiares.
“Como o autismo não tem nenhuma característica física as pessoas não conseguem reconhecer uma criança autista e fazem pré-julgamentos dizendo que a criança está fazendo birra ou pirraça quando, na verdade, elas estão passando por uma crise. Isso dificulta bastante essa inclusão”, esclarece Raquel.
Para Sandra Cabral Machado Viana, vice-presidente da Amaar, ações como esta são de grande importância, pois sendo mãe de dois filhos autistas, ela entende que uma das maiores dificuldades enfrentadas para a devida inclusão social dos autistas é o preconceito. Ela destaca que a mobilização foi muito bem recebida pela população.
“Esse é o nosso primeiro ano fazendo uma ação na rua e a resposta foi positiva. As pessoas se interessaram em perguntar sobre o autismo. Alguns até se oferecem para ajudar a Associação ou um pai que precisa de terapia. os pontos em que estamos abordando as pessoas. O resultado foi bem legal”, avalia.
A Campanha
A ideia da campanha surgiu a partir do relato de duas mães que estiveram na sede da Transa Transporte solicitando uma ajuda para conscientizar as pessoas que usam o transporte público.
Ciente da importância da causa, a empresa abraçou a ideia e lançou a campanha “Com amor e respeito as peças se encaixam”. A iniciativa vai promover ações de conscientização durante todo o mês de abril. A primeira dela é a com a divulgação da campanha através dos ônibus da empresa, que já circulam com o laço símbolo da campanha no para-brisas e com banners informativos no vidro traseiro dos ônibus.
Além disso, para dar visibilidade a causa, todos os canais de mídia da Transa Transporte vão exibir conteúdos informativos sobre o autismo e como lidar com pessoas dentro do espectro do autismo dentro dos veículos.
[av_gallery ids=’10065,10066,10067,10068,10069,10070,10071,10072,10073,10074,10075,10076,10077,10078,10079,10080,10081,10082,10083′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’5′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’ admin_preview_bg=”]
[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ font=’entypo-fontello’ admin_preview_bg=”]